segunda-feira, 16 de janeiro de 2012

Distrito Da Guia- Da História ao Turismo

Nossa Sra° da Guia, muitos pensam que é um município mas não, é apenas um distrito localizado á 30 km da capital Cuiabá.  O post de hoje é referenciado a ela, as informações fornecidas aqui, foram colhidas durante a prestação de serviço para a sub-prefeitura no ano de 2009, participando do desenvolvimento do projeto turístico que teve duração de 6 meses.  

O aspecto histórico do Distrito da Guia teve a sua origem como povoado entre os anos de 1736 e 1744 até que em 1850 foi emancipado em freguesia. No inicio do século XVIII o Capitão General Governador da Capitania de São Paulo veio a Vila de Cuiabá com intuito de controlar o ouro das minas para que houvesse uma melhor arrecadação da Coroa Portuguesa, adotando para isso legislações muito rígidas e severas medidas tributarias. Insatisfeitos com os garimpeiros então teria saído a procura de novas minas de ouro ao norte, originando que é hoje o Distrito da Nossa Senhora da Guia.

Em épocas passadas por muito tempo a comunidade da Guia foi de relevante importância político- econômico para Cuiabá, sendo um dos maiores fornecedores de abastecimento agrícola.

O nome da cidade, veio através de uma imagem da santa que dá o nome principal de varias lendas populares que circulam a origem do nome do lugar. A mais comentada pelos antigos moradores fala de um soldado que se dizia paulista e que ali se estabelecia trazendo consigo uma imagem de nossa senhora da Guia e do surgimento posterior de uma imagem da santa que os populares acreditavam ter pertencido a esse homem.

O distrito e banhado pelos rios Bandura, Rio Cuiabá, rio Coxipó- Açu, Bandeira, Machado, Ribeirão Forquilha, Ribeirão Taquaral, Ribeirão Tucum, Córrego Soberbo, Córrego do Forte, Córrego do Ouro, Córrego Machadinho, Córrego Fundão, Córrego Coivara, Córrego Boi de Pena. (Documento cedido pelo IPDU – Perfil Sócio- Econômico, 2007)

Atualmente a economia é baseada na modesta agricultura, na pecuária e na extração de minérios. Aliás, as atividades rurais continuam sendo praticadas artesanalmente como antigamente. Atualmente, o que esta mais presente na economia da Guia é a Caeira Nossa Senhora da Guia, que fica próximo do distrito.

Referente ao turismo no distrito da Guia, o visitante poderá ter várias opções como: pesca, banho nos rios, visitas algumas fazendas que contêm mais de 3 mil pés de coqueiros, criação de cavalos, avestruz entre outros espécies. Sem contar que todos os anos acontece na cidade a Caminhada da Natureza com mais de 8 km de percurso, e festas como carnavais a festas de santos.

FOTO - GUIA-            Banner de divulgação do Turismo Rural no ano de 2009.

 TRILHA - CAMINHOS DA GUIA Imagem de divulgação da Trilha no ano de 2009.

foto 01 praça principal da Guia Imagem da Praça principal do distrito

foto 04 casarões antigos e alguns reformados. Imagens dos Casarões antigos

foto 24 a ponte de ferro Imagem da Ponte de Ferro trazida da Inglaterra.

foto 31 a ponte de ferro com vista da beira do rio  Imagem da Ponte de Ferro com vista para beira do rio.

foto 29 o rio e a pedra santaImagem do rio Cuiabá e a Pedra Santa, onde foi achada a santa 2x

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...