quinta-feira, 29 de setembro de 2011

O Lixo e o Turismo…

A evolução do volume de resíduos sólidos pode ser visto em inusitados proporções na nossa cidade de Cuiabá. Para que uma cidade que almeja sediar a copa 2014, que se resulta no recebimento de alto numero de turistas é extremamente que a cidade tenha infra-estrutura básica, e que a cidade tenha medidas eficazes e eficientes  para que haja a diminuição substancial da produção residual.

O lixo pode ser visto: largados nas calçadas, nas ruas, nos rios e até mesmo nos principais pontos turísticos da cidade, que além de poluir o cenário turístico, mosquitos, baratas, ratos entre outros insetos normalmente são encontrados nos locais com os lixos, que proporciona e disponibiliza a transmissão de doenças como: febre, tifóide, cólera, diarréias entre outras, colocando em risco a saúde dos moradores e dos visitantes locais.

As pessoas conscientes, embora não sensibilizadas com a questão ambiental que traz grandes impactos negativos continuam a poluir cada vez mas a cidade e os recursos naturais. Cuiabá tem passado por problema  de lixo que tem se arrastado há meses na cidade, sem que o poder público resolva de vez a questão, enquanto, isso continuamos a dividir as calçadas e as ruas, os rios com os lixos que geramos todos os dias.

Em algumas cidades estão querendo em colocar em rigor a Lei que prevê que os estabelecimentos estimulam o uso das sacolas reutilizáveis e deixar placas informativas com os dizeres “Poupe recursos naturais! Use sacolas reutilizáveis”, proibindo sacolas plásticas para o acondicionamento e transporte de mercadorias.

Espero, que a Lei possa realmente entrar em vigor não apenas em algumas cidades, mas sim globalmente. Para que possamos utilizar os nossos recursos naturais, sem prejudicar a o uso dos mesmos pela geração futura.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...