quinta-feira, 17 de março de 2011

O Que É Ser Mochileiro?

Figura1 

No Brasil há um tipo de turista que está crescendo cada vez mais, é diferente do turista tradicional, é o Mochileiro ou “Backpacker” como é conhecido mundialmente. Sendo que é um estilo tradicional em vários países da Europa e nos Estados Unidos.

Muitas pessoas pensam que ser mochileiro é viajar correndo perigo de vida, não ter onde dormir, carregar 24 horas a mochila nas costas e as vezes até passar fome. Tudo isso cheguei de ouvir quando fui para meu primeiro mochilão  (ate neste exato momento foi o único rsrs… por falta de tempo).

Mas hoje, já posso dizer que ser mochileiro tem mas diferentes tipos de perfil entre os viajantes. Ser mochileiro é ser viajante independente, não utilizar os pacotes fechados de turismo e é um ser esfomeado para conhecer novos lugares, novas pessoas e novas culturas.

Para ser mochileiro tem que ter alguns aspectos como: ter espirito jovem, ter vontade de conhecer lugares, culturas e pessoas e principalmente ter respeito.E ser nós mesmos.

Muitas pessoas pensam que ser mochileiro é ser “mão de vaca” na verdade ele tenta pagar o preço justo pelo valor do produto ou serviço a ser prestado, e tenta esticar o máximo a grana para que junto possa esticar a viagem no mundo a fora.

O verdadeiro mochileiro começa a viajar antes mesmo de sair de casa, inicia quando decide viajar, pois, já dá inicio a montar os roteiros, pesquisar os lugares a serem visitados, conhecer a cultura, o clima, as paisagens, para que depois possa realmente colocar os pés na estrada.

Termino este post usando as palavras do meu amigo Fabricio para definir o ser mochileiro e logo depois um vídeo que encontrei na youtube espero que gostem.

“Mochilar não é uma opção ou um hobby, mas sim um estilo de vida, onde o principal interesse dos mochileiros é adquirir novos conhecimentos, conhecer culturas e valores diferentes e desfazer de antigos paradigmas, construindo novos conceitos baseando na experiência adquirida, aprendendo na maior e melhor escola do mundo: o próprio mundo.” (Fabricio Ferreira)

 

 

Fonte: As longas conversas com o Fabricio  e o blog: O Mundos Das Idéias ( http://gustasou.blogspot.com ) que me inspirou a escrever este post.

5 comentários:

  1. Daniel Veterinário___Cuiabá17 de março de 2011 às 08:35

    Gde João Ricardo. Essa matéria faz lembrar tempos de criança qdo só pensava em camping, lual, andar num trailer sem rumo e sem data pra voltar...mochileiro ainda naum tinha pensado, mas como vc mesmo disse, ultimamente está sem tempo. Mas quem disse que temos tempo? Bom trabalho mano!

    ResponderExcluir
  2. Belas palavras amado mestre..Bem definito o espirito mochileiro! :)

    Agora so tem que ir para o segundo, terceiro, quarto.. mochilao rs!

    E os videos do mochilao sem fronteiras é top... pena q algusn foram tirados do ar pela Sony (por ter musicas tema n autorizados heheh)

    abraçoss!
    :D

    ResponderExcluir
  3. Amei a matéria também joão... Deu até vontade de sair por ai viajando também.. Mas é como vc mesmo disse "Dei muita risada nesta parte" (ate neste exato momento foi o único rsrs… por falta de tempo).
    Mas quem sabe um dia, serei uma mochileira também :D

    ResponderExcluir
  4. rsrs... fico muito contente que a matéria trouxe lembranças e desejos de viajar a idéia é essa mesmo, e vamos todos viajar rsrs...

    ResponderExcluir

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...