terça-feira, 8 de março de 2011

O que é Bom Para Mim, É Bom Para o Turismo: Acessibilidade

Para o turismo funcionar numa cidade, antes tem que funcionar para os seus moradores, infra-estrutura básica (água encanada, estradas, asfalto, transporte, hospitais, rede de esgoto),  e equipamentos turísticos (restaurantes, hotéis, e atrativos turísticos) é essencial para que a cidade receba os visitantes.

A  cidade precisa mais do que ter grandes atrativos turísticos é preciso ter acesso a eles. Num último sábado a tarde decidi fazer uma visita entre alguns museus do centro de Cuiabá, acabei visitando apenas um, O Museu Arte Sacra, por motivo de ser o único que estava aberto no momento, enquanto os outros estavam fechados, descobri que os museus estão abertos apenas nos  horários comerciais.

O horário de funcionamento dificulta completamente a acessibilidade dos moradores locais a conhecerem os atrativos que a própria cidade oferece, pois pleno sábado a tarde ou domingo enquanto as pessoas tem um tempo livre para  conhecer o atrativo, os mesmos se encontram fechados.

Outros fatores também atrapalha a acessibilidade dos moradores aos atrativos, embora que no final de semana o valor da passagem de transporte custa, um valor mais simbólico, a quantidade de ônibus é bem menor, e a falta de informações como placas informando quais que passam pelos atrativos, e quais as suas reais localizações, a comunidade local não tem este acesso. Portanto, se nem os moradores locais não estão tendo acesso  aos seus atrativos, como se comportará os nossos visitantes?

P1090920

 P1090904

 

P1090933

 P1090942

P1090981

6 comentários:

  1. Olha João isso é a pura verdade. Eu vejo sempre em filmes o grande pontecial turistico que as cidades dão de oportunidades para sua comunidade. E realmente como se quer que a comunidade tenha interesse ou acessibilidade a tudo isso se a propria administração publica não faz um esforço para isso mude.. e o atrativo não seja somente para quem vem de fora mas para nos que somos daqui mesmo :D

    ResponderExcluir
  2. Parabéns João, muito bom!!!

    Aquela primeira fotenha ali ficou um arraso heim? :D

    ResponderExcluir
  3. Ângela, realmente a nossa administração pública peca muito nessa parte, deveríamos pelo menos aperfeiçoar o que já temos, e dar a oportunidade para que nós moradores chega a conhecer estes pontos turísticos, abrindo nos finais de semana, em horários não comerciais.
    E Uiliam, obrigado a foto ficou ótima.

    ResponderExcluir
  4. Ehhhhh João Ricardo, vc vai ser processado pela Prefeitura de Cuiabá, isso sim kkkkkkkkk

    ResponderExcluir
  5. kkkkkkkk so estou mostrando os fatos mas nada. rsrs...

    ResponderExcluir

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...